sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Evolucionismo social ou regressão moral

Evolucionismo social ou regressão moral. O progresso para quem?

Na letra de Herbert Vianna interpretada por Zélia Duncan poderíamos encontrar um significado para evolução... "Partir andar, eis que chega" se o progresso não fosse tão amplo como um horizonte. No caminho incessante pelo progresso o homem caminhou e caminha, mas cada qual segue o seu ritmo que todavia desobedece ao seu compasso. É preciso marcar o ritmo já que faz-se necessário entender a necessidade da consciência entre as diferenças da doutrina evolucionista presente no mundo da filosofia e na teoria biológica da evolução, representada pela idéia das transformações das espécies vivas defendida pelo Caro Darwin.

Independente do título atribuído por ciência biológica ou social o ponto culminante entre elas está no EVOLUCIONISMO, onde o campo da humanidade com suas organizações, sociedades e instituições entra em contato com a teoria biológica, ambos tendo como objeto os seres pulsantes e atualmente bípedes necessitando viver em conjunto.

Auguste Comte o filósofo francês e mentor da Filosofia Positiva junto ao filósofo inglês e admirador de Darwin, Herbert Spencer. Que capacitara as ciências sociais à análise social, apresentando a sociedade como candidata a um processo evolutivo, decorrente da ação fomentadora da guerra. Que culminaria no desenvolvimento da sociedade militar e a sociedade industrial, no qual mais tarde não representaria um total progresso e assumiria um caráter excludente.

Evolucionismo: conjunto de doutrinas filosóficas que vêem na evolução a característica fundamental de todos os tipos ou formas de realidade e, por isso, o princípio adequado para explicar a realidade em seu conjunto” BOUDON, Raymond et al. Dicionário Crítico de Sociologia. Trad. Maria Letícia Guedes Alcoforado e Durval Ártico. São Paulo: Ática, 1993.

Como exprime a palavra, de cunho discriminatório pois uma vez que se faz preciso definir uma escala de evolução acabamos sucumbindo ao erro de rotular o simples como inferior. Traçando comparações afim de eleger regras e definições; do simples para o complexo, do unicelular para o pluricelular e de pequenos grupos familiares à Polis.

Para a teoria do progresso em Spencer o evolucionismo atingiria o seu estado supremo quando o homem atingir “a máxima perfeição e a mais completa felicidade” Abbagnamo, Nicola. Dicionário de Filosofia Ed. Martins Fontes. São Paulo, 1999 pág 395.

Spencer está correto. Mas o que seria a perfeição para o Warren Buffet e um morador de Burkina Faso? Talvez fosse para o primeiro, se manter como o homem mais rico do mundo e o segundo, um prato de comida.

Apesar da críticas direcionadas ao filósofo e sociólogo dos mais importantes da Inglaterra e sua visão sobre o evolucionismo social soe como piada para os detentores de senso comum, contudo através do Evolucionismo Social constatou-se uma irregularidade do teórico em relação à realidade, gerando uma postura científica reflexiva em seu reconhecimento da necessidade de aprofundar um estudo mais complexo sobre a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário