segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Socorram a Senhora Cultura

No dia 24 de outubro, no Antigo Museu do Índio, situado na Rua Mata Machado, em frente ao Maracanã, o 1º Seminário do ponto de cultura: Índios Urbanos. O encontro foi organizado por grupos que se mobilizaram para proteger o espaço ameaçado de demolição. Compareceram ao Seminário durante todo o dia e a noite, alunos das Universidades: UERJ; UFRJ e UFF, de cursos como Ciências Sociais, Comunicação e Letras, além de representações sindicais, como do SEPE e de ativistas do Movimento indígena.

O Seminário reuniu ainda representantes de 10 etnias: Guajajara; Kamaiurá; Guarani; Xavante; Pataxó; Baré; Kariri; Potiguara, Puri e Fulni-ô.

Durante o evento, Carolina de Jesus, da etnia Potiguara, emocionou a todos ao ler o manifesto de Darcy Ribeiro, na inauguração do Museu do Índio em 19 de abril de 1952, documento onde Darcy, defendeu:


"O Museu é o primeiro devotado não a mostrar bizarrices etnográficas, mas as altas contribuições culturais dos indígenas à nossa cultura, e sobretudo lutar contra o preconceito que apresenta os índios como atrasados, preguiçosos e desconfiados".

ESTE FOI O 1º SEMINÁRIO E APARTIR DELE DAREMOS SEGUIMENTO A VÁRIOS CURSOS NO LOCAL, DE LÍNGUAS, CONTOS DE HISTÓRIA, E DAS CULTURAS INDÍGENAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário